Prefeitura capacita agentes para operação de totens de segurança

19/12/2023 14:49
Alice Felizardo / SMSEG / PMPA
Segurança
Equipamentos estão instalados em dez locais de Porto Alegre para atendimento à população

Os agentes que atuarão na operação dos totens de segurança interativos passaram nesta terça-feira, 19, por uma aula intensiva de capacitação. O processo, conduzido pela empresa responsável pela instalação dos equipamentos, incluiu equipes da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Os participantes conheceram detalhes dos recursos dos totens - como o sistema de acionamento de emergência, por meio de um botão, e os sensores antivandalismo. Eles também foram orientados quanto ao atendimento à população, que deve começar nas próximas semanas.

“Estaremos preparados, muito em breve, para dar início aos uso dos totens. Os equipamentos estarão em 10 dos pontos mais movimentados da cidade e vão contribuir para o aumento da sensação de segurança da população”, afirma o secretário Municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

O treinamento aconteceu no posto da Guarda Municipal localizado no trecho 1 da Orla do Guaíba, onde foi montado um centro de operações específico para os totens de segurança interativos. As imagens captadas pelos equipamentos e os alertas emitidos também chegarão, simultaneamente, à sala de situação do Ceic-POA.

Investimento - Os totens têm quatro metros de altura e são equipados com três câmeras de videomonitoramento cada, garantindo cobertura de 360º em imagens. Eles possuem sistema anti vandalismo e capacidade de reconhecimento facial, tendo sido alugados sob investimento de R$ 2,3 milhões/ano.

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes