Prefeitura amplia integração e reforça cercamento eletrônico na Capital

31/05/2022 18:00

A Secretaria Municipal de Segurança ampliou a integração com os órgãos de segurança ao compartilhar, nesta terça-feira, 31, o acesso aos dados do cercamento eletrônico de Porto Alegre com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Com a habilitação, os agentes do Estado poderão acompanhar o monitoramento das 365 câmeras que integram a rede de inteligência.

Diariamente, mais de 1,2 milhão de placas de carros são rastreadas pelos equipamentos de videomonitoramento. Os acessos ao sistema do cercamento eletrônico já são compartilhados com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Posicionadas em pontos estratégicos da cidade, as câmeras que compõem o cercamento eletrônico garantem a vigilância nas entradas e saídas do município, assim como em vias internas.

“Cada vez mais, a prefeitura vem atuando de forma integrada com os órgãos de segurança, seja através do compartilhamento de ferramentas tecnológicas, sempre buscando auxiliar no combate à criminalidade”, afirma o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Alerta - Caso seja constatada alguma irregularidade na leitura das placas, como registro de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido para que as equipes policiais mais próximas possam atender a ocorrência. Além de auxiliar na recuperação de carros roubados ou furtados, o cercamento eletrônico pode ser usado para monitorar o comportamento de criminosos. A rede de segurança foi desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Veículos recuperados – Desde a implementação do circuito de câmeras, em maio de 2018, as ocorrências de roubo e furto de veículos na Capital caíram aproximadamente 70% até setembro deste ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS). Neste ano, 94 carros que constavam com furtados, roubados ou clonados já foram recuperados pelas forças policiais com auxílio do cercamento eletrônico.

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes