Prefeitura amplia integração com Polícia Federal e reforça o cercamento eletrônico

23/11/2021 16:01
Anselmo Cunha/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Monitoramento ajuda a reduzir ocorrências de furto e roubo de veículos
A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) dará mais um passo para ampliar as ações de integração entre as polícias ao compartilhar o acesso ao cercamento eletrônico com a Polícia Federal (PF). Hoje, a prefeitura opera 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade para operação do sistema. Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal já contam com acesso ao banco de dados da administração municipal. Na próxima semana, as informações do sistema de inteligência serão compartilhadas com os policiais federais.
 
Diariamente, mais de 1,2 milhão de placas de veículos são monitoradas e cadastradas pelo cercamento eletrônico. Caso seja constatada alguma irregularidade na leitura das placas, como registro de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido para que as guarnições policiais mais próximas possam atender a ocorrência.
 
“Estamos trabalhando para integrarmos, cada vez mais, os órgãos de segurança em busca da redução dos índices de criminalidade. Quanto mais acesso ao banco de dados, por parte da polícia, mais ações efetivas são prestadas ao cidadão. Além da prisão de criminosos, o nosso cercamento eletrônico também promove resultado na recuperação de veículos roubados e furtados na cidade”, afirma o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
 
Veículos recuperados - Mais de 1,2 mil automóveis, rastreados pelo sistema, já foram recuperados em Porto Alegre. Além de facilitar o deslocamento da Guarda Municipal e Brigada Militar para atender as ocorrências em curso, o software também auxilia os trabalhos de investigação da Polícia Civil, que vem detalhando dados relativos ao itinerário de veículos flagrados pelo sistema, por exemplo.
 
Atualmente, a modalidade de rastrear veículos suspeitos, sob demanda do sistema, está aumentando e resultando na antecipação de ações e prisões de suspeitos. Com o compartilhamento de dados com a PF, este combate à criminalidade será intensificado na Capital e região metropolitana.
 
Desde a implementação do circuito de câmeras, em maio de 2018, as ocorrências de roubo e furto de veículos na Capital caíram aproximadamente 70% até setembro deste ano, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS).
 
Reforço de câmeras - Dentro do programa Poa Segura, que prevê investimento de R$ 60 milhões para diferentes áreas da segurança pública, mais 100 câmeras serão adquiridas para ampliar o cercamento eletrônico na cidade. Também serão adquiridas mais 300 câmeras para monitoramento de pessoas, em espaços públicos.

  

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes