Porto Alegre recupera mais de uma tonelada de fios em 2023

02/01/2024 11:00
SMSEG/Divulgação PMPA
SEGURANÇA
Em uma única apreensão foram encontrados 500 quilos de fios e cabos na Zona Sul da Capital

O ano de 2023 encerrou com uma marca histórica no âmbito da apreensão de fios e cabos em Porto Alegre. Segundo dados da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), 1,1 tonelada de materiais oriundos de crimes como furto e roubo foram recuperados na cidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.

O carregamento de maior volume foi localizado em 18 de abril, com 500 quilos de fios apreendidos após abordagem a um caminhão estacionado na Zona Sul. Enquanto isso, a última ação do tipo recuperou 448 quilos de fios que estavam escondidos em um veículo no bairro Floresta.

“Os números são expressivos e indicam a intensidade do trabalho realizado para coibir os furtos e roubos de cabos na Capital. Atuamos diuturnamente, ao longo de todo o ano, para garantir que os ataques não prejudicassem a prestação de serviços à populaçãoâ€, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.

Força-tarefa - A fiação passou a ser alvo mais frequentes de ações criminosas nos últimos anos, em decorrência da valorização do cobre no mercado informal. O auge da crise ocorreu em março do ano passado, quando 85 ocorrências foram registradas somente nos semáforos da cidade.

Uma força-tarefa foi montada pela prefeitura para conter os ataques. A partir disso, a Operação Ferros-Velhos, que já percorria os estabelecimentos do gênero desde 2022, recebeu reforço. Enquanto isso, foi criada a Operação Sinal Vermelho para reforçar o patrulhamento nas regiões mais críticas. Juntas, as ofensivas prenderam 45 pessoas e localizaram seis foragidos em 2023.

Denúncias - A população pode auxiliar por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira