Operação Sinal Vermelho intensifica patrulhamento para coibir furto de fios

16/03/2023 09:12
Rodger Timm / PMPA
Segurança
Agentes da Guarda Municipal abordam suspeitos em bairros com maior incidência de ocorrências

A Operação Sinal Vermelho, realizada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), monitorou 24 pontos de Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira, 16. O objetivo é coibir os furtos a fios em semáforos e áreas públicas. Mais de 20 agentes da Guarda Municipal participaram da força-tarefa e abordaram suspeitos nos bairros Centro Histórico, Cidade Baixa, Independência, Rio Branco, Praia de Belas, Santana, Floresta e Azenha.

“Nossa ideia era verificar se as pessoas que permaneciam no entorno das áreas com maior incidência de furto portavam, ou não, as armas que costumam ser usadas neste crime, como facas e canivetes. O patrulhamento da Guarda Municipal é preventivo, justamente para reduzir o número de ocorrências do tipo na Capital”, afirma o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Ninguém foi preso na primeira noite da operação. A ofensiva se repetirá em todas as próximas madrugadas - período em que o perímetro de patrulhamento ostensivo pode ser alterado, ou ampliado, para atender às necessidades da população. “É fundamental que os moradores que perceberem qualquer movimentação atípica perto de postes de luz acionem as forças de segurança”, ressalta Zottis.

Estatística - Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre janeiro e março deste ano foram furtados cerca de 8 mil metros de cabos de energia e outros itens de sinaleiras, o que representa todo o volume furtado em 2022 em Porto Alegre. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), aponta que, desde 2021, foram furtados 14,2 mil metros de cabos e 287 luminárias da Capital.

Denúncias -  A população pode auxiliar a coibir os furtos de fios em semáforos e demais espaços públicos por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes