Operação integrada autua três ferros-velhos irregulares na Zona Sul

15/03/2023 15:34
SMSEG/ Divulgação / PMPA
SEGURANÇA
Proprietários terão 30 dias para a apresentação de defesa

Três ferros-velhos foram autuados por falta de alvará de funcionamento durante operação realizada nesta quarta-feira, 15, na Zona Sul de Porto Alegre. Os três estabelecimentos - localizados entre as avenidas do Lami e Juca Batista - tinham área construída em desacordo ao limite imposto por lei.

Os proprietários dos espaços terão 30 dias para a apresentação de defesa. Caso não consigam regularizar a situação, os responsáveis pelos imóveis poderão ser multados em até 415 Unidades Financeiras Municipais (UFMs).

“Estamos intensificando o trabalho nos ferros-velhos com o objetivo de frear o crime de receptação. Esse é o ponto final de uma longa cadeia de ações ilícitas - como, por exemplo, os furtos de fios, luminárias e itens do mobiliário urbano nos parques, praças e ruas de Porto Alegre”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

A ação também culminou no embargo de duas obras que estavam sendo executadas de maneira irregular. “Nosso papel é garantir que a lei seja cumprida por todos. No caso dos ferros-velhos, precisamos trabalhar no combate à aquisição de produtos ilegais”, ressalta a responsável pela Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) da Capital, Lorecinda Abrão.

Além dos fiscais, a ofensiva mobilizou guarnições da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, agentes administrativos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), além de técnicos das empresas CEEE Equatorial, IPSul e das prestadoras de serviços de telefonia.

Operação Ferros-Velhos - A força-tarefa, que possui caráter permanente, foi criada há um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação em Porto Alegre. Desde então, a operação - que mobiliza órgãos municipais e estaduais - efetuou uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.

Denúncias - A orientação é de que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefone 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes