Operação fiscaliza transporte de cargas perigosas em acesso a Porto Alegre

12/07/2019 15:39

Equipes da Defesa Civil de Porto Alegre e da Guarda Municipal - órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Segurança - participaram de operação integrada, nesta sexta-feira, 12, para fiscalizar o transporte de cargas perigosas em um dos principais acessos a Porto Alegre. Oito veículos foram abordados e três autuados e recolhidos. Todos os condutores passaram pelo teste de etilômetro feito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), apoiadora da ação, realizada na avenida Assis Brasil. 

O foco foram caminhões com identificação de cargas inflamáveis, gases, substâncias químicas ou corrosivas. Conforme o diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, o objetivo foi prevenir acidentes e conscientizar os motoristas quanto aos riscos. “Esse tipo de fiscalização tem um aspecto educativo e também preventivo. Não são raros acidentes envolvendo esses produtos, que podem afetar significativamente tanto os cidadãos quanto o meio ambiente”, diz Evaldo.

Na abordagem, foram vistoriados as cargas e os documentos dos veículos e condutores, bem como os equipamentos de segurança obrigatórios.  

 

  

 

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes