Operação de segurança vistoria estabelecimentos na área central e zona Sul

14/01/2023 13:55

Mais uma edição da operação Esforço Concentrado foi realizada na noite desta sexta-feira, 13, e madrugada de sábado, 14, em Porto Alegre. O patrulhamento percorreu os bairros Cidade Baixa, Moinhos de Vento, Centro e Bom Fim - ao mesmo tempo, uma equipe atuou na Hípica, Lami e Restinga. Durante a ação, uma blitz ocorreu na avenida Edvaldo Pereira Paiva, no bairro Praia de Belas. Foram abordados 12 veículos

Na zona Sul, três estabelecimentos foram interditados, de forma parcial, por estarem funcionando como casa noturna sem alvará. Na rua da República, dois bares mantinham mesas e cadeiras em via pública e na pista de rolamento, sendo autuados por utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, sem autorização do órgão competente. Além disso, houve dispersão educativa de público na Lima e Silva com a Leão XIII.

“Estamos realizando um trabalho não só de fiscalização dos decretos municipais, mas também junto ao comércio de toda a Capital, para garantir o regramento do funcionamento de bares visando uma convivência melhor entre os moradores e o comércio local. Igualmente, manteremos as blitzes e o patrulhamento, buscando garantir a segurança da população durante a madrugada”, ressalta o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

A operação contou com apoio da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) e reuniu efetivos da Guarda Municipal, fiscais do município, equipe volante da Polícia Civil, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.

Ações educativas - Neste mês, diversas atividades foram realizadas pelos fiscais municipais junto aos estabelecimentos comerciais do bairro Cidade Baixa e região central. A abordagem busca conscientizar o comércio quanto ao regramento de funcionamento de bares e restaurantes, descarte de lixo, acessibilidade, passando inclusive pela utilização correta de mesas e cadeiras em espaços públicos. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e executada pela Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF).

Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes