Nível do Guaíba no Cais Mauá apresenta redução neste sábado

16/09/2023 10:41

O nível do Lago Guaíba apresenta redução na manhã deste sábado, 16, em relação às últimas medições da sexta-feira. No Cais Mauá, a régua automática indica profundidade de 2,49 metros - dois centímetros a menos do que o registrado na tarde anterior. A cota de inundação é de 3 metros no local.

Segundo a Defesa Civil Municipal, o vento está variando entre as direções Norte e Nordeste. O órgão permanece mobilizado no monitoramento das condições climáticas.

“Os nossos agentes estão realizando vistorias às residências das famílias acolhidas. Se estas oferecerem condições de segurança e habitabilidade, as pessoas serão orientadas e auxiliadas a retornarem às suas rotinas”, afirma o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Acolhimento - Segundo a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), 23 pessoas (10 adultos e 13 crianças) estão no abrigo provisório montado na Ilha da Pintada. O pico do acolhimento aconteceu na quinta-feira, quando 101 pessoas eram atendidas.

Serviços - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha as demandas geradas pelas chuvas, e não recebeu novos chamados neste sábado. As atualizações são publicadas, em tempo real, no Twitter do Ceic-POA.

Decreto - O prefeito Sebastião Melo decretou situação de emergência na Capital em decorrência dos reflexos do fenômeno climático. A medida, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) da sexta-feira, 15, simplifica contratações e liberações de recursos para o auxílio às famílias afetadas.

Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes