Marchezan destaca integração na segurança em troca de comando da Brigada Militar
Ao participar da cerimônia de passagem de comando-geral, subcomando-geral e chefia do Estado-Maior da Brigada Militar (BM), na tarde desta segunda-feira, 18, o prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou o trabalho integrado entre as forças de segurança estaduais e municipais. “Com apoio da BM, em conjunto com a Guarda Municipal, temos conseguido melhores resultados na diminuição dos números de criminalidade em Porto Alegre”, ressaltou.
O coronel Rodrigo Mohr Picon assumiu como novo comandante-geral no lugar do coronel Mário Yukio Ikeda, que, após 34 anos e nove meses de serviço, irá para a reserva. O coronel Carlos Alberto Prado de Andrade passou a função de subcomandante-geral ao coronel Vanius Cesar Santarosa. Já o Estado-Maior terá à frente a coronel Cristine Rasbold, que substituirá o coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, tornando-se a primeira mulher a assumir uma função de comando na corporação.
O evento, no Estádio General Cipriano da Academia de Polícia Militar, teve a presença do comandante do Comando Militar do Sul, general de Exército Geraldo Antonio Miotto, do governador Eduardo Leite e do vice-governador e secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior. Ao saudar o novo comando, Leite enfatizou a importância da Brigada na garantia do bem-estar da população. “É uma instituição feita por pessoas que tornam a BM nosso grande exemplo de empenho ao zelar pela segurança dos cidadãos”, disse. “Segurança pública é prioridade na gestão estadual, e a integração com o Município está entre essas prioridades”, afirmou o vice-governador Ranolfo.
Na cerimônia, também foram comemorados os 182 anos da corporação e feitas homenagens militares e civis com a entrega de medalhas e da Comenda da BM.
Rui Felten