Guarda Municipal registrou 338 denúncias de aglomerações desde o início da pandemia

04/05/2020 08:57
Antônio Maciel/PMPA
SEGURANÇA
Guarda Municipal tem orientado população sobre os perigos de aglomerações

De 15 de março a 2 de maio, agentes da Guarda Municipal registraram 338 atendimentos a ocorrências de aglomerações. Somente em abril, foram 230 denúncias de pessoas que ligaram para os telefones 153 ou 156 para informar aglomerações em praças e parques, por exemplo, ou agrupamentos que as guarnições se depararam no patrulhamento diário. São 147 denúncias a mais do que no mês de março. No total, foram 1.734 fiscalizações diversas. A prefeitura alerta que o convívio social não está proibido, mas recomenda que as saídas para atividades não essenciais, como frequentar parques e praças, sejam feitas com cuidado.

Desde a chegada da pandemia em Porto Alegre, a Guarda Municipal vem trabalhando junto com diversas secretarias na fiscalização do cumprimento dos decretos municipais. "Estamos atuando sistematicamente na orientação e na fiscalização, mas, para que haja um controle epidemiológico eficiente é necessário que, além das medidas de proteção e higiene, as pessoas assumam uma postura responsável levando em conta a alta capacidade de contágio do vírus", destaca o secretário municipal de Segurança Pública, Solon Beresford.

A prefeitura também intensificou ações de conscientização sobre a importância do isolamento social. As fiscalizações monitoram se os estabelecimentos estão fechados, assim como caminhões de som alertam sobre os perigos da Covid-19 e agentes orientam transeuntes de que é preciso ficar em casa. A Guarda Municipal integra diariamente, junto com outras secretarias municipais, a operação #FiqueemCasa, em que veículos de som orientam cidadãos nas entradas da cidade. Além disso, integra a operação Esforço Concentrado, na qual os fiscais averiguam se o comércio está cumprindo os decretos.

Denúncias sobre violação às medidas de distanciamento social podem ser feitas nos telefones 156 ou 153.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

Camila Ferro

Taís Dimer Dihl