Guarda Municipal prende homem tentando furtar fios de energia no Marinha

11/07/2022 09:34
Um homem foi preso pela Guarda Municipal tentando furtar os fios de um poste de luz no Parque Marinha do Brasil no fim da noite deste domingo, 10. A prisão ocorreu em função do reforço das patrulhas em praças e parques da cidade. Os agentes de segurança flagraram o suspeito utilizando pedras para danificar um poste de luz para depois furtar os fios e cabos de energia. A ação ocorreu próximo das quadras de futebol em frente ao shopping Praia de Belas.
 
“Ampliamos o patrulhamento em pontos estratégicos da cidade para combater justamente os furtos de fios de energia. Ao realizar a varredura no local, prendemos este suspeito que já estava prestes a acessar os cabos de luz da parte interna do posteâ€, destacou o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.
 
O suspeito tem 30 anos e possui extensa ficha criminal, inclusive pelos crimes de furto de fios de energia. Ele já foi indiciado três vezes por dano ao patrimônio apenas no bairro Praia de Belas. Ele foi encaminhado pela Guarda Municipal para 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
 
Denúncias devem ser feitas pelos telefones 153 e 156. As ligações são gratuitas e anônimas.
 
Aumento das prisões - No primeiro semestre do ano, a Guarda Municipal registrou aumento de 36% das prisões em relação ao mesmo período de 2021. De janeiro a junho, 87 pessoas foram detidas. Destes, 14 foram presos diretamente pelo furto e roubo de fios de energia elétrica.
 
Modernização da iluminação - Além de reforçar a segurança, a prefeitura também está ampliando os investimentos na revitalização da iluminação do Marinha, que inclui dispositivos de segurança para dificultar o acesso aos cabos de iluminação.
 
Próximo ao ginásio Gigantinho, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) - por meio da concessionária IPSul - está finalizando a segunda etapa de revitalização da iluminação do Marinha. Estão sendo instalados cerca de 250 lâmpadas de LED e 80 novos postes. Os novos equipamentos já contam com estes dispositivos de segurança. Além disso, a concessionária prevê o reforço dos postes para evitar que sejam depredados e derrubados. A recuperação da iluminação pública é uma das formas de garantir mais segurança a quem frequenta o local no fim do dia.

  

 

Lucas Rivas

Cristiano Vieira