Guarda Municipal inicia teste de aplicativo móvel que permite identificação de veículos furtados

15/04/2024 13:49
Divulgação / SMSEG / PMPA
Segurança
Desenvolvido pela Procempa, o Hórus NG é integrado ao sistema de cercamento eletrônico da cidade e faz a análise de placas em tempo real, utilizando a câmera de um smartphone

A Guarda Municipal inicia nesta segunda-feira, 15, o teste de um aplicativo móvel que permite a identificação de veículos furtados e roubados. Desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), o Hórus NG é integrado ao sistema de cercamento eletrônico da cidade e faz a análise de placas em tempo real, utilizando a câmera de um smartphone.

“Trata-se de mais uma ferramenta importante para a segurança do município. Agora, entramos na fase de adaptação à novidade, realizando a leitura das placas somente com foco em veículos registrados como furtados e roubados. Esse trabalho será integrado aos demais órgãos da prefeitura, Brigada Militar, Polícia Civil, entre outros”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Ao todo, dez viaturas serão equipadas com a tecnologia na fase de implantação do projeto. Os alertas serão remetidos pelos guardas municipais ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), que fará a comunicação das ocorrências às forças de segurança estaduais - que, hoje, já atuam no atendimento aos alertas gerados pelas 365 câmeras fixas do cercamento eletrônico.

“Estamos atentos ao que há de mais moderno no âmbito da inteligência artificial, conectando estes recursos às necessidades do município. Esta iniciativa multiplica e potencializa o Cercamento Eletrônico, tornando o monitoramento mais efetivo e, por consequência, aumentando a segurança do cidadão”, ressalta a presidente da Procempa, Letícia Batistela.

Cercamento Eletrônico - A rede de inteligência, instalada em pontos estratégicos, realiza, em média, um milhão de leituras de placas por dia. Um único carro pode ser monitorado múltiplas vezes ao dia pelo sistema administrado pela prefeitura. O compartilhamento dos dados contribui para a redução das ocorrências de furto e roubo de veículos na Capital.

Dados - Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), há 628 registros de carros furtados ou roubados em Porto Alegre no primeiro trimestre de 2024. O número representa uma redução de 23% na comparação com o mesmo período de 2023. A redução dos indicadores é uma tendência desde 2018, quando teve início o funcionamento do Cercamento Eletrônico.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes