Guarda Municipal fecha 2022 com aumento de prisões na Capital

16/01/2023 09:11
Pedro Piegas / PMPA
segurança
Furtos lideraram ocorrências ano passado

Em 2022, a Guarda Municipal prendeu 170 pessoas em Porto Alegre, aumento de 8% em relação a 2021, quando 157 suspeitos foram detidos. No ano passado, o efetivo contou com a chegada de novas viaturas e armamentos para fortalecer o patrulhamento. 

De janeiro a dezembro de 2022, 130 ocorrências foram atendidas resultando nestas 170 prisões. Destes, 13 eram foragidos da Justiça. Furtos em geral lideraram as detenções. Depois, aparecem crimes de furto e receptação de fios e cabos de energia elétrica. Prisões também ocorreram por pichação, tráfico de drogas, Lei Maria da Penha, roubo a pedestre, maus-tratos a animais, entre outros. 

“O trabalho dos agentes na rua também é reflexo dos investimentos realizados para o fortalecimento da corporação. De forma permanente, a Guarda Municipal faz treinamentos e capacitações para melhor atender a população. Além disso, seguiremos ampliando ainda mais esta integração dos agentes com as forças policiais”, ressalta o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

O mês com maior número de prisões foi outubro, totalizando 26. Em contrapartida, dezembro registrou apenas seis detenções. Os dados estatísticos apontam que a maioria das prisões ocorreu no turno da tarde, com 49. “A Guarda Municipal passou a adotar uma postura mais ativa e presente junto aos porto-alegrenses auxiliando as demais instituições na garantia da segurança pública", afirma o comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento.

Os bairros Praia de Belas (30) e Centro (27) lideraram as detenções da Guarda Municipal. Prisões também ocorreram em pontos da Azenha, Floresta, Partenon, Santana, Sarandi, Bom Fim, entre outros.

Qualificação - A Guarda Municipal recebeu, em 2022, uma série de investimentos da prefeitura visando o fortalecimento e reestruturação da corporação. Ao todo, 300 pistolas e mais dez carabinas foram incorporadas ao efetivo, assim como 20 novas viaturas, motocicletas, quadriciclos e demais equipamentos.

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes