Guarda Municipal encerra 2023 com aumento de 74% no número de prisões

15/01/2024 09:24

A intensificação das ações de patrulhamento da Guarda Municipal resultou em um aumento no número de prisões em Porto Alegre. Segundo levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) nesta segunda-feira, 15, o total em 2023 supera em 74% o valor registrado no ano anterior.

Ao todo, 297 pessoas foram detidas pela Guarda Municipal entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. O pico foi registrado em abril, com 85 presos em meio às ofensivas de combate aos crimes de furto e roubo de fios, que avançavam na cidade. Em contrapartida, o menor número ocorreu em março: oito prisões.

“Propomos uma mudança de posicionamento para a Guarda Municipal - tanto no âmbito do efetivo, quanto em relação às bases. Além disso, passamos a usar toda a tecnologia desenvolvida e disponibilizada pela Prefeitura no auxílio às ações de segurança”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

As operações coordenadas pela SMSEG motivaram 98 prisões, ou 33% do total registrado no ano. A lista de ocorrências mais comuns conta, ainda, com casos de furto e roubo (17%), pichações em próprios municipais e espaços públicos (5%) e flagrantes registrados no patrulhamento preventivo (5%).

“A participação da Guarda Municipal nas forças-tarefa da Prefeitura é fundamental, fortalecendo a instituição e também o combate à criminalidade. É preciso destacar também a integração dos agentes com os órgãos parceiros”, ressalta o secretário de Segurança Adjunto e coordenador das operações da pasta, Comissário Zottis.

Atuação - A área central e a Zona Sul da Capital concentraram o maior número de prisões pela Guarda Municipal em 2023. O Centro Histórico aparece em primeiro lugar no ranking de bairros, com 76 conduções, seguido por Cristal (62), Praia de Belas (25), Farroupilha (21), Rio Branco (14), Cidade Baixa (11) e Floresta (11).

“A Guarda Municipal está em franco desenvolvimento, refletindo diretamente em uma capacidade de apoio cada vez maior às demais forças de segurança e fiscalização. O objetivo é aumentar a sensação de segurança do cidadão”, destaca o comandante-geral da força, Marcelo Nascimento.

Reforço - O último ano foi marcado pela ampliação do raio de atuação da Guarda Municipal, com a entrega de novas sedes no Parque Farroupilha e nos bairros Sarandi e Vila Nova. Além disso, 56 agentes ingressaram no quadro da corporação - efetivo que será empregado nas ruas ainda no primeiro trimestre de 2024.

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes