Guarda Municipal atua em ação integrada para coibir flanelinhas

17/01/2020 19:50
Pedro Foss Divulgação / PMPA
SEGURANÇA
Operação envolve cerca de 70 agentes e terá continuidade até a madrugada deste sábado

A Guarda Municipal atuou, na tarde desta sexta-feira, 17, em fiscalização integrada para reforçar a segurança da população e coibir a atuação de guardadores de carro. A ação, que envolve cerca de 70 agentes do órgão municipal e deve se prolongar até a madrugada de sábado, ocorreu nas principais praças, parques, hospitais e áreas de grande circulação de pessoas. 

A atividade de guardador autônomo de veículos está proibida nas ruas da Capital após a Lei dos Flanelinhas ter sido sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior nessa quarta-feira, 15. Com a nova legislação, a prefeitura busca acabar com a ocupação irregular. Agora, os serviços de estacionamento de veículos em vias e locais públicos, mediante cobrança de pagamento ou qualquer espécie de contribuição, poderão ser explorados somente pelo poder público ou por concessionários ou permissionários.

Conforme balanço parcial da operação integrada, efetuada pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda, em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Brigada Militar, foram emitidos 12 autos de infração e feitas mais de 50 abordagens de pessoas suspeitas. Os agentes inspecionaram áreas como a Orla do Guaíba, Redenção, Parcão, Parque Marinha do Brasil e hospitais, como Pronto Socorro, Restinga, Vila Nova, São Lucas da PUCRS, Clínicas e Independência, entre outros.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, das mil pessoas que atuam no setor na Capital, apenas 99 estão sindicalizadas e aptas a trabalhar. “A atividade está proibida na cidade e, como tal, a lei deve ser respeitada. Estamos agindo com força no combate à afronta ao nosso direito de ir e vir”, afirma.

  

 

Gonçalo Valduga

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes