Força-tarefa faz maior operação de combate ao furto e roubo de fios na Capital

08/06/2022 13:33
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo destaca importância do trabalho conjunto das forças de segurança

A primeira ação integrada entre as forças de segurança da prefeitura e Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/RS) foi realizada nesta quarta-feira, 8, para combater os crimes de receptação, furto e roubo de fios de energia e materiais de iluminação. A força-tarefa permanente foi criada entre Estado e Município após o poder público ter contabilizado prejuízos na rede de iluminação, especialmente em praças e parques da Capital.

Durante ação, nove ferros-velhos foram autuados por irregularidades. Oito pessoas foram presas em flagrante, sendo três por furto de energia e cinco por receptação qualificada. Também foram capturados três foragidos. Luminárias e fios que haviam sido furtados do Parcão e Centro Histórico, além de hidrantes do Dmae, foram recuperados.

Após um mês de planejamento e levantamento de dados pelo Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) da SSP, foram identificados 15 alvos para fiscalização na região central da cidade. Ao todo, mais de 230 agentes participam da operação. Um helicóptero da Polícia Civil reforçou a ação.
 
Ao participar do start da operação, o prefeito Sebastião Melo destacou a importância da integração entre as forças policiais. “Esta união de esforços é muito importante no combate à receptação e comercialização de fios e cabos. Será uma operação rotineira. Vamos, ainda, enfrentar o aspecto social do problema, que envolve o consumo de drogas”, afirma Melo.
 
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Mais de 230 agentes participaram
Crimes patrimoniais - Segundo o titular da SSP, coronel Vanius Cesar Santarosa, a ofensiva representa o empenho no combate aos crimes patrimoniais que afetam a população. "É a primeira etapa de uma ação que será constante e irá nos ajudar a construir um projeto para alterações pertinentes na legislação", ressalta. 
 
“Esta parceria é de extrema importância para quebramos esta cadeia que se alimenta da compra de fios de cobre”, completa o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.
 
A operação também contou com a participação do comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Fernando Gralha Nunes, do titular da Delegacia de Polícia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio de Serviços Delegados (DRCP), delegado Luciano Peringer, além de agentes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, fiscais da prefeitura, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Samu e CEEE Equatorial.
 
Denúncia - Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos agentes de segurança, a prefeitura vem reiterando nas redes sociais a importância do recebimento de denúncias anônimas pelos canais 153 e 156.
Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes