Festa de Réveillon terá segurança reforçada na Orla

31/12/2023 09:14

O entorno da Orla receberá reforço no efetivo das forças de segurança durante a festa de Réveillon. A Guarda Municipal atuará de forma integrada com Brigada Militar e Polícia Civil para garantir a tranquilidade dos frequentadores durante o evento e o retorno para casa.

“Utilizaremos todas as nossas ferramentas no monitoramento dos espaços públicos, em especial durante este Réveillon. Nosso objetivo é transparecer uma maior sensação de segurança, para que toda a sociedade se sinta confortável em participar da festa”, ressalta o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Uma novidade é o totem de segurança instalado próximo à Usina do Gasômetro, que pode ser acionado pelos frequentadores. O equipamento está operando em comunicação direta com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Apertando o botão de emergência, pode ser solicitado auxílio médico para emergências ou patrulhamento policial, por exemplo. “Nestes casos, o atendimento é imediato. O equipamento, que tem seis câmeras, também será utilizado como ferramenta de monitoramento do evento”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

O totem de segurança do trecho 1 é parte de um projeto que vai reforçar a assistência à população, por meio da tecnologia. Serão dez no total, em áreas de grande fluxo de pessoas - os outros equipamentos estão em fase final de instalação e devem começar a funcionar na primeira quinzena de janeiro de 2024.

Denúncias - Além do totem, a população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias ao telefone 153. A central funciona 24 horas, a partir do Ceic-POA, e aceita ligações anônimas.

Réveillon 2024 – Trecho 1 da Orla do Guaíba
31 de dezembro, às 19h, a 1º de janeiro, às 3h
Atrações locais – Grupo Alma Gaudéria, Estado Maior da Restinga, Viny, Carol Teodoro, Reação em Cadeia e Da Guedes;
Atrações nacionais – Fundo de Quintal e Di Propósito.
Acesso gratuito.

Serviços mobilizados

Segurança – O evento contará com um esquema de segurança composto pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança. Também haverá segurança privada contratada pela GAM3.

Trânsito e transporte – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) preparou um esquema especial para a noite da virada, com bloqueios e desvios em ruas e avenidas da região, como Mauá, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Bento Martins, Gen. Vasco Alves e a rótula das Cuias. Saiba mais aqui

Transporte por aplicativos – Ponto para embarque/desembarque na avenida Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal.

Estacionamento - São 1,5 mil vagas disponíveis no Parque Harmonia, com acessos pela Casa do Gaúcho, Rótula das Cuias e avenida Augusto de Carvalho.

Limpeza – O público terá à disposição 14 contêineres na região da Orla, desde o Gasômetro até o trecho 2. Após a festa, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharão nas avenidas e ruas próximas, enquanto a GAM3 ficará responsável pela limpeza da Orla 1.

Banheiros químicos – Mais de 200 deles estarão disponíveis ao público na avenida Edvaldo Pereira Paiva.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar ao público um posto de atendimento e cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fiscalização - Os agentes da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) permanecerão mobilizados, durante todo o evento, para coibir a presença de ambulantes irregulares na Orla do Guaíba. A venda de produtos no trecho 1 depende de autorização prévia da Sala do Empreendedor - localizada na avenida Júlio de Castilhos, 120.

 

Aristóteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes