Equipes da prefeitura trabalham para minimizar transtornos causados pelo temporal

26/01/2022 19:28

Equipes da prefeitura estão nas ruas para atender as ocorrências devido ao temporal que atingiu Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, 26. A precipitação foi 47,6 milímetros em duas horas e meia. Até as 18h30, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou a queda de uma árvore na rua Joaquim Nabuco, que está em atendimento pelas Equipes de Manejo Arbóreo (EMA).

A Defesa Civil do município atende diversas ocorrências por toda a cidade. Há registro de sete pontos de alagamento com bloqueio total e três com bloqueio parcial no trânsito devido ao acúmulo de água sobre a via. Há três semáforos inoperantes na avenida Ipiranga com João Pessoa, na Aureliano de Figueiredo Pinto com João Alfredo e na Bento Gonçalves com Aparício Borges.

As equipes de fiscalização e manutenção elétrica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram reforçadas e deslocadas para os pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação, restaurar a sinalização e auxiliar os usuários.

Abastecimento - O temporal também gerou falta de energia elétrica e a consequente parada de cinco Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) em diversos pontos da Capital. Bairros e localidades que podem sofrer desabastecimento: Ebats Cascatinha (Medianeira), Padre Cacique (Camaquã, Cavalhada, Cristal, Menino Deus, Tristeza, Vila Assunção), Santa Tereza I (Menino Deus e Santa Tereza), Caieira (Cel Aparício Borges, Medianeira, Partenon, Santo Antônio, Vila Farrapos (Vila Farrapos, bairro Farrapos). O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) acionou a concessionária de energia e aguarda o restabelecimento da luz para retomar a distribuição de água e o bombeamento pluvial.

Pede-se a colaboração da população para que faça o registro das demandas, via 156, para que os técnicos das secretarias tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes.

 

Bárbara Barbieri

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes