Equipes da prefeitura estão mobilizadas para amenizar os transtornos do temporal

27/01/2022 11:18
Maria Ana Krack / PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Agentes orientam trânsito na região central da cidade

Equipes da prefeitura permanecem trabalhando, na manhã desta quinta-feira, 27, para amenizar os transtornos causados pelo temporal que atingiu Porto Alegre na tarde de quarta-feira, 26. Na noite de ontem, o prefeito Sebastião Melo reuniu as secretarias e órgãos envolvidos para avaliar a situação. 

Das 16h40 até as 18h de quarta-feira, choveu 47,6 milímetros. Durante a madrugada a precipitação não passou de 12 milímetros.

A Defesa Civil do município está atendendo diversas ocorrências. Na noite de quarta-feira, distribuiu kits de emergência, contendo cobertores, travesseiros e colchões para 70 famílias dos bairros Santa Tereza, Cruzeiro e Partenon. Durante todo o dia os agentes e as equipes da Fundação de Assistência Social (Fasc) retornarão aos locais para avaliar os riscos, estragos e demais necessidades das comunidades atingidas.

Trânsito - Há registro de bloqueio total de via, devido à queda de vegetal, na rua Quintino Bocaiúva e parcial na rua Caixa Econômica. Dois locais na avenida Ipiranga permanecem com acúmulo de água (esquinas da Joaquim Porto Villanova e Cristiano Fischer). Ainda há 25 semáforos inoperantes em vários pontos.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou oito ocorrências de queda de vegetais ou galhos. Destes, quatro já foram resolvidos e a outra metade está em atendimento pelas Equipes de Manejo Arbóreo (EMA). Em alguns pontos, pode haver a pendência da coleta dos resíduos, pois a prioridade das ações são os locais que apresentam riscos à população, vias de grande circulação ou com bloqueios totais ou parciais.

Abastecimento - De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), alguns bombeamentos pararam devido ao nível dos reservatórios que estavam secos, como Pitinga, Lomba do Pinheiro, Lageado, Aberta dos Morros, Chapéu do Sol, Hípica, Ponta Grossa e Agronomia.

A Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Cascatinha normalizou durante a noite e voltou a parar por volta das 2h devido à falta de luz. Por conta disso, outras estações também pararam, afetando os bairros Medianeira, Cascata, Santa Tereza, Teresópolis, Vila Nova, Glória, Nonoai, Menino Deus, Santo Antonio e Partenon.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo parou às 6h30 desta quinta-feira e iniciou o retorno gradual às 9h30. A parada da ETA afetou bombeamentos do sistema Belém Novo e os bairros Aberta dos Morros, Agronomia (parte), Belém Novo, Belém Velho (parte), Boa Vista do Sul, Campo Novo, Cascata (parte), Chapéu do Sol, Espírito Santo (parte), Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro, Pitinga, Ponta Grossa, Restinga, São Caetano e Vila Nova.

Pede-se a colaboração da população para que caso necessite de atendimento, faça o registro por meio do 199 ou 156 para que os técnicos das secretarias tomem conhecimento dos casos e encaminhem as equipes. 

 

Bárbara Barbieri

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes