Detetive Cidadão passa a auxiliar no combate ao furto e roubo de cabos de energia

01/09/2022 08:50
Cesar Lopes / PMPA
SEGURANÇA
Desde 2017, aplicativo já recebeu quase 5 mil denúncias na Capital

A prefeitura ampliou as operações do Detetive Cidadão, disponível no aplicativo 156+POA. A partir de agora, a plataforma também recebe denúncias de furto e roubo de cabos de energia para que a Guarda Municipal possa dar uma pronta resposta mais rápida e eficaz. 

“A colaboração dos cidadãos é fundamental para que a Guarda Municipal dê respostas ágeis para enfrentar a criminalidade. Estamos juntos e contamos com a parceria de todos. É a tecnologia a favor da segurança" - Prefeito Sebastião Melo.

De forma prática e colaborativa, o porto-alegrense poderá denunciar esta prática criminosa enviando uma fotografia pelo celular para o aplicativo. Ao receber a denúncia, a Guarda Municipal será acionada para verificar a localização da ocorrência e acionar a patrulha mais próxima.

"O Detetive Cidadão é uma importante ferramenta de combate à criminalidade. Com este canal seguro de denúncias, a população poderá auxiliar ainda mais as forças de segurança no enfrentamento ao furto de fios e cabos de energiaâ€, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

A atualização do aplicativo foi realizada pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). "Estamos utilizando inteligência e tecnologia desenvolvida para ampliar o protagonismo do cidadão nos cuidados com a cidade e entregando mais serviços de forma digital. População e governo contribuem para acelerar demandas que levariam muito mais tempo para serem reportadas", ressaltou a diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela.

Desde 2017, quase 5 mil denúncias já foram enviadas ao Detetive Cidadão envolvendo veículos suspeitos de furto ou roubo. A ferramenta está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixada gratuitamente por meio da Google Play e App Store.

O secretário municipal de Transparência, Gustavo Ferenci, disse que a função do aplicativo é servir ao cidadão. “Muitas pessoas entendem que os serviços do 156 são apenas aqueles da chamada zeladoria da cidade. No entanto, com esta nova função, estamos promovendo a segurança na cidadeâ€, explica.

Denúncias envolvendo o furto de fios e cabos também podem ser realizadas pelos telefones 156 e 153, de forma anônima.

Inovação - A tecnologia usada para fazer a denúncia é o geo-referenciamento. A pessoa tira uma foto usando a funcionalidade do Detetive Cidadão. A partir daí, o próprio aplicativo vai identificar o endereço do local utilizando a posição gel-referenciada do denunciante e enviar as informações ao sistema de cercamento eletrônico de Porto Alegre. O usuário também deve possuir cadastro no portal gov.br.
 

  

 

Lucas Rivas e Liana Rigon

Cristiano Vieira