Defesa Civil reúne-se com o Serviço Geológico do Brasil

03/08/2021 18:02

Com o objetivo de retomar a parceria com o Serviço Geológico do Brasil, a Defesa Civil municipal se reuniu com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), na manhã desta terça-feira, 3. O coordenador do serviço da Capital, Evaldo Rodrigues, e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Segurança, Fabricio Gonçalves, estiveram reunidos com o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Franco Turco Buffon, para tratar sobre a atualização do mapeamento das áreas de risco de Porto Alegre. Em 2013, a CPRM já havia feito esse trabalho em parceria com o órgão. Agora, o propósito é atualizar essa lista para os anos de 2021 e 2022.

Além disso, a CPRM foi convidada a integrar a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) devido a sua importância como uma empresa pública disseminadora de conhecimento geocientífico. A companhia disponibiliza, em tempo real, informações sobre volumes de chuva e níveis dos principais rios do país. Esse monitoramento hidrológico é importante, pois permite que instituições públicas e privadas, defesa civil e cidadãos possam tomar decisões preventivas ou que mitiguem os efeitos indesejáveis.

“A reunião foi importante para estabelecermos um contato direto com a CPRM e que possamos trabalhar em conjunto nas diversas ações. O nosso maior interesse é na prevenção, para que, caso eventos adversos cheguem a ocorrer, não resultem em prejuízos para a cidade”, afirmou Evaldo.

Bárbara Barbieri

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes