Defesa Civil participa de seminário internacional de redução de risco para desastres

15/10/2022 07:28

A Defesa Civil municipal participou do 3º Seminário Internacional Redução de Risco e Desastre que aconteceu na quinta, 13, e sexta-feira, 14, em Florianópolis, Santa Catarina. Em alusão ao dia internacional de redução de desastres, o evento reuniu especialistas voltados para respostas preventivas e desenvolvimento de capacidades de recuperação em face às tragédias.

O seminário teve como objetivo apresentar a forma como alguns países enfrentam os diversos tipos de ameaças, que, devido às constantes alterações climáticas, têm aumentado ao longo dos últimos tempos. Também visou ampliar o senso de percepção de risco da sociedade brasileira, mediante a mudança cultural da população relacionada à sua conduta preventiva e preparativa, principalmente das comunidades que vivem em áreas e risco.

Em um segundo momento, os integrantes da Defesa Civil visitaram o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Estadual (Cigerd), onde são decididos os protocolos e a estrutura de monitoramento, alertas, prevenção e resposta a qualquer anormalidade que afete a vida dos catarinenses.

Certificado - Em maio de 2022, Porto Alegre recebeu o Certificado de Compromisso com Redução de Risco de Desastres e Resiliência, o Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), e publicou o seu Plano Local de Contingências de Desastres. O foco principal é desenvolver sistemas locais que, atuando preventivamente, permitam salvar vidas, reduzir danos e economizar recursos financeiros.

 

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins