Defesa Civil: inscrições para contratação temporária terminam nesta sexta-feira

11/08/2023 08:45
Alex Rocha/PMPA
DEFESA CIVIL
Reforço no efetivo irá qualificar trabalho do órgão municipal

A Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap), abriu processo seletivo simplificado para 30 vagas de Agente de Serviços Técnicos e Operacionais para atuação na Defesa Civil. As inscrições ocorrem até as 17h desta sexta-feira, 11. Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico neste link. O edital foi publicado no Diário Oficial Porto Alegre (Dopa) de 3 de agosto.

Os requisitos mínimos exigidos são Ensino Médio completo, Carteira de Habilitação categoria “B” e comprovação de experiência profissional na função/cargo, de no mínimo quatro meses ininterruptos. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O salário base é de R$ 1.819,60, para 30 horas semanais, além do auxílio alimentação. Caso seja de necessidade da Administração, os aprovados poderão ser convocados para cumprirem Regime de Tempo Integral, de 40 horas semanais e terão um acréscimo de 50% do valor inicial do vencimento.

“Essa expansão no número de servidores vai permitir intensificarmos algumas atividades como as de prevenção, além de iniciarmos um trabalho comunitário com a criação de núcleos de Proteção e Defesa Civil nas 17 regiões do Orçamento Participativo”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues.

A seleção será realizada por meio da comprovação de experiência profissional na função/cargo em caráter eliminatório e classificatório. Para o cálculo da experiência profissional, serão consideradas somente as práticas obtidas a partir de 1 de agosto de 2018. O candidato que não apresentar a comprobação ou que obtiver pontuação zero estará eliminado do certame.

O edital completo está disponível neste site. É a primeira vez que a Defesa Civil municipal realiza esse tipo de contratação.

Reforço - O prefeito Sebastião Melo sancionou, em 25 de julho, duas leis para qualificar a Defesa Civil Municipal. Uma delas autoriza a contratação, por prazo determinado, de até 30 Agentes de Serviços Técnicos e Operacionais para atuar na Defesa Civil, em atividades de proteção e resposta a situações de risco de desastre natural, tecnológico ou causado por humanos. Já a outra cria 50 cargos efetivos de Agentes de Serviços Técnicos e Operacionais, a serem preenchidos futuramente por concurso público.

Bárbara Barbieri

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes