Defesa Civil alerta para possibilidade de deslizamentos em razão do retorno da chuva

20/06/2023 14:51

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo nesta terça-feira, 20, em razão da possibilidade do retorno da chuva a Porto Alegre. O acumulado de precipitação nos próximos dias pode chegar a 50 milímetros - fato que, somado aos temporais da semana passada, pode resultar em deslizamentos de terra e detritos.

O alerta, que entra em vigor às 20h desta terça-feira, vale especialmente para as áreas de risco já mapeadas na Capital. O órgão manterá o monitoramento contínuo na cidade até a segunda-feira, 26. A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está preparada para eventuais atendimentos.

A Defesa Civil pede que a população observe alterações nas encostas. No caso das famílias que habitam imóveis em áreas de risco sujeitas a deslizamentos, a orientação é buscar auxílio e abrigo temporário junto a parentes/amigos ou na estrutura disponibilizada pela prefeitura. O Ginásio do Demhab (rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana), pode ser reaberto para as famílias, caso necessário. 

O órgão também reforça a importância de a população abrigar-se em local seguro; não transitar em locais sujeitos a deslizamentos durante o período do alerta; não enfrentar o mau tempo; manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias; e não entrar em alagamentos.

Em caso de dúvidas e emergências, a população deve ligar para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).  

Leia mais:

Porto Alegre reforça equipes que realizam manejo arbóreo

Temporal: força-tarefa mantém trabalho para remoção de árvores e galhos

EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal

Prefeitura segue recebendo doações para famílias atingidas pelas chuvas

Prefeito determina prioridade para abastecimento de água e reabertura de escolas e unidades de saúde

Ginásio do Demhab está aberto para acolher pessoas atingidas pelo temporal

Melo define medidas emergenciais para enfrentar efeitos do temporal

Equipes da prefeitura trabalham para minimizar danos do temporal

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça