Defesa Civil alerta para possibilidade de chuvas intensas e declínio da temperatura

17/08/2022 14:33

A Defesa Civil Municipal lança um alerta preventivo para a ocorrência de temporais isolados e acumulados de chuvas (20 a 50 milímetros), com vento forte (rajadas entre 40 e 60 quilômetros por hora), eventual queda de granizo e descargas elétricas. O evento poderá começar na noite desta quarta-feira, 17, e se estender até a manhã do dia seguinte. A instabilidade perde força no decorrer da quinta-feira, 18, e as temperaturas sofrerão declínio devido ao avanço de uma massa de ar polar pelo Estado.

O alerta segue os prognósticos da Sala de Situação do Estado (Sema-RS) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, não enfrente o mau tempo, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins