Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa em razão de ciclone

15/06/2023 12:34

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo nesta quinta-feira, 15, frente à possibilidade de um grande acumulado de chuva e rajadas de vento intensas em Porto Alegre nas próximas 24 horas. O monitoramento, que foi intensificado na manhã desta quinta, deve se manter desta forma até final da manhã de sexta-feira, 16.

Conforme prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a formação de um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha pode ocasionar de 100 a 150 mm de precipitação e ventos de até 90 km/h na Capital.

A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, está preparada para eventuais atendimentos decorrentes de enxurradas, alagamentos, quedas de árvores e postes, destelhamento de imóveis e transtornos na mobilidade urbana.

A Defesa Civil orienta que a população evite transitar na rua durante o período do alerta, abrigue-se em local seguro, mantenha-se afastada de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias, não entre em alagamentos, observe alterações nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Aristoteles Junior

Andrea Brasil