Defesa Civil alerta para informações falsas sobre fenômenos meteorológicos

22/06/2023 16:14

A Defesa Civil Municipal alerta que circulam nas redes sociais informações falsas sobre o panorama meteorológico de Porto Alegre. Uma das mensagens, em vídeo, cita a data desta quinta-feira, 22, e aponta - de maneira inverídica - a aproximação de um novo ciclone extratropical junto à costa gaúcha.

“Nenhum modelo climatológico indica esta possibilidade. O que temos, no momento, é a previsão de pancadas de chuva isoladas, com um acumulado de 30 mm até a segunda-feira, 26. Mas não há qualquer indicativo de ciclone”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

O alerta emitido pela Defesa Civil de Porto Alegre na terça-feira, 20, foi motivado por uma condição geológica, uma vez que o solo das áreas de risco da cidade está encharcado em razão da chuva excessiva da semana passada. Os comunicados do órgão são publicados no portal da prefeitura e nas redes sociais oficiais.

A orientação é de que a população desconfie de posts com prognósticos climáticos que não foram divulgados formalmente pelas entidades competentes. Os cidadãos também devem evitar compartilhar informações diferentes das disponibilizadas pelas autoridades nas suas plataformas.

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes