Decreto formaliza reforço no Centro Integrado de Coordenação de Serviços

08/09/2023 12:54

O reforço na atuação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre (Ceic-POA), iniciado em junho, foi formalizado em um decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) da quarta-feira, 6. A alteração no nome do órgão, até então chamado de Centro Integrado de Comando, também foi concluída.

“Nosso objetivo era manter a sigla do Ceic, que é uma referência para toda a população, mesmo após a mudança. Os primeiros meses de atuação foram de muito aprendizado, e os processos seguem em desenvolvimento para qualificar os atendimentos”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

O Ceic-POA atua interligado às secretarias, órgãos e autarquias municipais, com o objetivo de definir protocolos para todos os serviços da administração. Desta forma, o tempo de resposta à população é otimizado. No primeiro trimestre após o reforço na operação, 528 ações foram coordenadas - uma média superior a cinco por dia.

Dez órgãos estão presentes na sala de situação. Os demais participam das ações por meio de pontos focais selecionados pela administração. Futuramente, entidades da sociedade civil e concessionárias de serviços da prefeitura poderão ser integrados à estrutura do Ceic-POA.

Videomonitoramento - O Centro Integrado de Coordenação de Serviços gerencia cerca de 2,3 mil câmeras de monitoramento. O projeto POA Segura, da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) prevê investimento de R$ 27 milhões em mais de 400 câmeras, sistemas de inteligência artificial e na ampliação física do prédio.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes