Curso aborda mapeamento de áreas de risco geológico na Capital

27/04/2023 17:13

Terminou nesta quinta-feira, 27, o Curso Básico de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, organizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) em parceria com a Defesa Civil de Porto Alegre. O treinamento foi dividido em quatro dias, sendo três de aulas teóricas e um para atividades práticas, com saída de campo em locais mapeados como sendo áreas de muito alto risco. O objetivo é consolidar o conhecimento com discussões sobre os processos físicos atuantes e sobre as alternativas de gestão que podem ser adotadas em cada situação. A visitação ocorreu na pedreira Asmuz, no Morro Santana, e na Rua da Represa.

O evento foi direcionado aos servidores municipais da Defesa Civil, do Demhab, Secretaria Municipal Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc), subprefeitos da Secretaria de Governança (SMGov) e demais integrantes do Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae). Foram abordados temas como os movimentos gravitacionais de massa, processos hídricos e erosivos, mapeamento de áreas de risco, monitoramento hidrológico e sistemas de alerta, intervenções em áreas de risco geológico, divulgação e educação para percepção de riscos para a população, leitura e uso de produtos cartográficos do SGB-CPRM, mapeamento de suscetibilidade e preparação para o campo.

Mapeamento - Em março de 2022, a prefeitura iniciou uma ação conjunta de vistoria técnica para atualização do mapeamento das áreas de risco da Capital. Participam da operação a Defesa Civil de Porto Alegre e SGM-CPRM nas saídas a campo. O novo relatório foi entregue dia 18 deste mês.

Desde 2006, SGB-CPRM oferece cursos de capacitação em Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico voltados para profissionais da Defesa Civil de todo o país, tanto na esfera estadual quanto municipal. Os cursos de capacitação são realizados nas modalidades presencial e remota.

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes