Congresso Nacional das Guardas Municipais tem início em Porto Alegre

15/11/2023 21:48
Giulian Serafim / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito em exercício Ricardo Gomes foi um dos homenageados na abertura do evento

A 31ª edição do Congresso Nacional das Guardas Municipais começou oficialmente na noite desta quarta-feira, 15. A cerimônia de abertura, realizada no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), contou com a presença do prefeito em exercício, Ricardo Gomes, e de outras autoridades municipais, estaduais e federais.

“Os municípios são os mais próximos do povo, por isso, a realidade nos impõe uma recuperação do papel das guardas municipais. Fizemos uma série de investimentos e integrações ao papel dos profissionais, visando a valorizá-los. Em breve, iremos enviar a Câmara de Vereadores a proposta do primeiro plano de carreira da Guardaâ€, afirma o prefeito em Exercício, Ricardo Gomes.

Esta é a primeira vez que o Congresso, que acontece anualmente, é sediado no Rio Grande do Sul. A programação se estende até o próximo sábado e terá como focos as discussões em torno da padronização nacional e do artigo 144 da Constituição Federal. Mais de 600 pessoas, de 20 estados brasileiros, participam da programação.

“Este evento representa uma oportunidade única para alinharmos os procedimentos operacionais. Isto acontecerá não só entre as Guardas Municipais de todo o país, que estão representadas no Congresso, mas também com os demais órgãos do sistema de segurança públicaâ€, ressalta o secretário Municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Homenageados - O Conselho Nacional das Guardas Municipais entregou medalhas alusivas ao Congresso. Entre os homenageados estão o prefeito em exercício Ricardo Gomes, o secretário Alexandre Aragon, o comandante da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento, e a a diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Seixas de Figueiredo.

Programação - Nesta quinta-feira, 16, o 31º Congresso Nacional das Guardas Municipais tem como destaque painéis sobre a aplicação da Lei 13.022/2014, Sistema Cortex/Sinesp e igualdade racial na Segurança Pública. A programação completa do evento está disponível no site
congresso.guardasmunicipaisbrasil.com.br.

 

Aristoteles Júnior

Gilmar Martins