Cercamento eletrônico recupera cerca de 200 veículos em 2021

05/01/2022 10:10
Lucas Rivas/SMSEG PMPA
SEGURANÇA
Dados são compartilhados com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária

As 365 câmeras de segurança do cercamento eletrônico da Capital auxiliaram na recuperação de 196 veículos furtados ou roubados durante o ano de 2021. Janeiro registrou o recorde com 28 automóveis resgatados. Os dados captados pelo sistema da prefeitura são compartilhados com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. De janeiro a novembro do ano passado, o crime de roubo de veículos também caiu 44% em comparação com 2020.

“A recuperação destes veículos é fruto dos investimentos em tecnologia aportados pela prefeitura. Cada vez mais, estamos atuando de forma integrada com as demais polícias para ampliarmos a segurança na nossa cidade. O cercamento eletrônico se transformou em uma plataforma fundamental de combate a criminalidade, que vem auxiliando a Brigada Militar e Polícia Civil”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

As câmeras estão instaladas em pontos estratégicos nas entradas e saídas do município. Com isso, mais de 1,2 milhão de placas passaram a ser monitoradas diariamente. Para reforçar o cercamento, mais 100 câmeras serão adquiridas através do projeto POA Segura, que prevê investimento de R$ 60 milhões para segurança pública.

Operação - Caso seja constatada alguma irregularidade na leitura das placas, como registro de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido para que as equipes policiais mais próximas possam atender a ocorrência. O software também vem ajudando nas investigações. O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Detetive Cidadão - Além da rede de câmeras, o aplicativo Detetive Cidadão também é aliado das forças de segurança no combate a criminalidade. A plataforma foi lançada pela prefeitura e permite que o usuário consulte se um carro foi roubado ou furtado na Capital. Desde 2019, mais de 4 mil denúncias foram recebidas e 49 veículos foram recuperados.

O Detetive Cidadão está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store. Já foram registrados mais de 141 mil downloads do 156+POA.

Como usar o aplicativo:
1. Fotografe a placa de um veículo suspeito
2. Informe a localização do veículo
3. Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais

  

 

 

Lucas Rivas

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes