Cercamento eletrônico: mais de 185 milhões de veículos foram monitorados no 1º semestre

15/07/2022 16:45
Anselmo Cunha/PMPA
TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO
Porto Alegre conta com 365 câmeras em operação

O cercamento eletrônico monitorou mais de 185 milhões de placas de veículos em Porto Alegre de janeiro a junho deste ano. A rede de inteligência é composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos. Por dia, cerca de 1,2 milhão de placas são identificadas na cidade. Os dados captados pela ferramenta digital são compartilhados em tempo real com as forças policiais. Ao simplificar estes acessos, a prefeitura vem contribuindo e atuando, cada vez mais, de forma integrada com os órgãos de segurança no combate à criminalidade.

O cercamento eletrônico permite que veículos furtados e roubados sejam monitorados pela rede de câmeras. Quando um carro irregular é flagrado circulando pelo município, um alarme é disparado para auxiliar as buscas por parte das forças policiais. Hoje, os dados já são compartilhados com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Polícia Rodoviária Federal. Além disso, o sistema é utilizado para auxiliar em investigações policiais.

“Além de ampliarmos os investimentos em tecnologia, também compartilhamos os acessos desta importante ferramenta para auxiliar as forças de segurança no enfrentamento à criminalidade”, afirma o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

Desde 2021, todas as 365 câmeras estão em operação. Para aumentar ainda mais a área de cobertura, cem novas câmeras serão adquiridas pela Secretaria Municipal de Segurança. Os investimentos fazem parte do projeto POA Segura, que conta com investimentos de R$ 60 milhões. O circuito de segurança foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e a rede de inteligência implantada em 2018.

Redução de roubos – Em funcionamento pleno e com amplo compartilhamento de dados, o cercamento eletrônico contribui na redução dos indicadores criminais. Neste primeiro semestre, o roubo de carros caiu 16% em Porto Alegre, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). De janeiro a junho, foram registradas 901 ocorrências contra 1.072, nos primeiros seis meses de 2021. Neste período, 479 alertas foram disparados pelo sistema, resultando na recuperação de 133 veículos.

POA Segura – Com orçamento de R$ 60 milhões, o POA Segura engloba o planejamento de investimentos em equipamentos, reestruturação e qualificação dos órgãos de segurança do município. O financiamento tomado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já teve 23% dos recursos aplicados.

Além da aquisição de soluções e ferramentas tecnológicas, investimentos estão sendo realizados para fortalecer a Guarda Municipal, Defesa Civil e Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). A Secretaria Municipal de Planejamento trabalhou em conjunto para garantir os investimentos.

Detetive Cidadão - Além do cercamento eletrônico, o aplicativo Detetive Cidadão também se tornou um aliado das forças de segurança no combate à criminalidade. A plataforma lançada pela prefeitura permite que o cidadão denuncie, através de uma fotografia envida pelo celular, a imagem de um carro suspeito de roubo ou furto na Capital. Ao receber a informação, de forma anônima, os órgãos de segurança verificam a procedência do veículo. Desde 2017, mais de 4,7 mil denúncias já foram recebidas e 53 veículos foram recuperados.

O Detetive Cidadão está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store. Já foram registrados mais de 293 mil downloads do 156+POA.

Como usar o aplicativo:
1. Fotografe a placa de um veículo suspeito
2. Informe a localização do veículo
3. Caso seja um veículo roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais

  

 

Lucas Rivas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes