Casos de furto de fios em semáforos apresentam redução de 87,5% em Porto Alegre

04/07/2023 14:09
Rodger Timm / PMPA
SMSEG - Operações Sinal Vermelho e Ferros-Velhos
Ao todo, 201 semáforos demandaram reparos desde o início do ano

As ocorrências de furto de fios estão em queda em Porto Alegre desde o início da força-tarefa montada para o combate ao crime, por meio das operações Sinal Vermelho e Ferros-Velhos. De acordo com dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o pico de ataques a semáforos ocorreu em março, quando 85 casos foram registrados na Capital.

Em abril, com a força-tarefa em andamento, o total caiu para 34. Já em maio e no balanço parcial do mês de junho, o número de ocorrências de furto de fios que afetam a mobilidade urbana em Porto Alegre chegou a sete - uma redução de 87,5% na comparação com o período mais crítico. Ao todo, 201 semáforos demandaram reparos desde o início do ano.

“A Operação Sinal Vermelho cumpriu o papel de atenuar o problema no período mais crítico. Além dela, realizamos sistematicamente a Operação Ferros-Velhos, que combate o crime de receptação. Por meio dela, também percebemos a redução dos ataques aos fios e cabos que fornecem energia elétrica e sinal de telefonia à população”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Prejuízo - Os ataques às estruturas que possuem fios de cobre cresceram nos últimos dois anos em razão da elevação do valor do metal. Ainda segundo a EPTC, o volume de materiais furtados em 2023 já é o maior da série histórica. Cerca de 14,4 mil metros de fios foram levados até o dia 3 de julho - 41% a mais do que em todo o ano passado.

“Além do prejuízo financeiro, os transtornos ocasionados em relação ao furto em semáforos, terminais e demais instrumentos de sinalização vão desde os conflitos no trânsito, como engarrafamentos, até o risco de morte em acidentes, atropelamentos ou mesmo devido a choques elétricos. As nossas equipes de manutenção semafórica têm trabalhado intensamente para restabelecer a sinalização, mas temos que unir forças para combater estes crimes e evitar a perda de vidas”, destaca o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres.

Iluminação pública - A concessionária IPSul, responsável pelos serviços de iluminação pública na Capital, também registrou queda no número de ocorrências relacionadas a furtos e vandalismo entre o primeiro e segundo trimestre de 2023. Entre janeiro e março, o total de intervenções chegou a 91. Enquanto isso, de abril a junho, foram 54 - uma redução de 40,6%.

Integração - As operações Sinal Vermelho e Ferros-Velhos mobilizam Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), EPTC, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), empresas responsáveis pelo fornecimento de energia e telefonia em Porto Alegre e as forças de segurança estaduais. Elas têm caráter permanente no âmbito da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg).

Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefone 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes