Caminhoneiro é autuado por transporte irregular de resíduos da construção civil na Restinga

27/03/2024 12:34

O motorista de um caminhão foi autuado na manhã desta quarta-feira, 27, após flagrante de transporte irregular de resíduos da construção civil no bairro Restinga. A abordagem foi realizada durante ação integrada na estrada Francisca de Oliveira Vieira. O local é considerado foco permanente de acúmulo de lixo.

“O transporte de resíduos da construção civil precisa ser informado à prefeitura, por meio da emissão eletrônica de uma licença chamada MTRCC, justamente para que o município consiga controlar a geração e destinação correta dos materiais”, explica a diretora da Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Lorecinda Abrão.

Conforme a Lei Municipal nº 10.947, de 9 de março de 2010, o valor da multa aplicada ao condutor pode variar de 100 a 500 Unidades Financeiras Municipais (UFMs). O autuado tem prazo de 30 dias para recorrer.

Ofensiva - A operação tem como objetivo o combate ao descarte irregular de lixo em áreas conflagradas de Porto Alegre. A ação integrada contou com servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Segurança (Smseg).

Denúncias - As denúncias de descarte de lixo, galhos, móveis, eletroeletrônicos e resíduos de construção em locais e horários inadequados devem ser feitas por meio do número 156 ou no aplicativo 156+POA.

Serviço - O DMLU conta com as Unidades de Destino Certo, também conhecidas como Ecopontos, que recebem materiais diversos. Em caso de dificuldade de acesso a estes locais, o órgão oferece a modalidade de Coleta Especial Onerosa. Outra alternativa é o Bota-Fora, que atende 200 comunidades em vulnerabilidade social.

Leia mais: 
Prefeitura autua motoristas por descarte de lixo no bairro Sarandi
Fiscalização autua motorista por descarte de lixo no bairro Farrapos

Aristoteles Junior

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes