Aprovado projeto que cria o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil

19/12/2023 10:15
Alex Rocha/PMPA
DEFESA CIVIL
Sistema terá duas estruturas, a Defesa Civil e o Copae

A Câmara Municipal aprovou, por aclamação, o projeto de lei do Executivo que visa instituir o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil na Capital em sessão nesta segunda-feira, 18.

O Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil passa a integrar o Gabinete do Prefeito, tendo como propósitos centralizar esforços na gestão, monitoramento e alerta meteorológico, gerenciamento de riscos e desastres, além da implementação contínua de ações preventivas.

O projeto estabelece duas estruturas fundamentais: a Defesa Civil de Porto Alegre (DCPA) e o Comitê Permanente de Atuação em Emergências (Copae).

Além disso, serão criados Núcleos Comunitários de Proteção da Defesa Civil (NUDECS) em todas as 17 Subprefeituras para fortalecer a atuação do sistema em nível local. Com essa iniciativa, a cidade busca fortalecer sua capacidade de resposta a emergências, promovendo uma abordagem proativa na proteção da comunidade.

"A Defesa Civil de Porto Alegre, agora vinculada ao Gabinete do Prefeito, assume um papel crucial na gestão do sistema municipal, articulando esforços e colaborações institucionais. Estamos empenhados em qualificar nosso trabalho para atender cada vez melhor o cidadão", explica o coordenador da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues.

 

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes