Alunos da Guarda Municipal prendem suspeito por estupro de vulnerável no Centro

26/12/2023 16:46

Os agentes em treinamento da Guarda Municipal prenderam nesta terça-feira, 26, um suspeito por estupro de vulnerável no Centro Histórico. A guarnição, que atua na área em razão da parte prática das suas formações, foi abordada por um pedestre que relatou caso de aliciamento.

Os guardas localizaram a vítima, de 11 anos, acompanhada da mãe - que confirmou o relato da testemunha e decidiu registrar o caso junto à Polícia Civil. O homem, de 48 anos, foi encaminhado à 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre.

“A gravidade do relato e a as provas colhidas pelos agentes da Guarda Municipal, por meio do pronto atendimento à denúncia, tornaram o flagrante possível. Ações como esta demonstram a importância da presença dos agentes nas ruasâ€, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Treinamento - Nomeados em julho, 56 agentes estão em treinamento na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal (EFEGM). O grupo reforçará o trabalho da corporação nas ruas da Capital, de forma efetiva, ainda no primeiro trimestre de 2024.

“Nosso curso de formação segue as normas determinadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele abrange conteúdos da área técnica policial, armamento, legislação, administração pública e direitos humanosâ€, explica o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Denúncias - A população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas ao telefone 153 ou ao aplicativo 156+POA. A central funciona 24 horas, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas. 

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins