Agentes realizam uma das maiores apreensões de fios furtados do ano no bairro Floresta

29/12/2023 10:09

A Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) recuperou, na madrugada desta sexta-feira, 29, cerca de 448 quilos de fios furtados. O material estava em um carro abandonado na rua São Carlos, no bairro Floresta, e foi localizado por agentes mobilizados na Operação Ferros-Velhos.

Os próprios moradores da região suspeitaram do veículo e denunciaram a situação à Guarda Municipal. Segundo os técnicos das empresas responsáveis pelo fornecimento de telefonia, participantes da ofensiva, a apreensão gerou prejuízo na ordem de R$ 20 mil ao mercado informal. Nenhum suspeito foi localizado durante a ação.

“Trata-se de um volume muito expressivo de fios, já pronto para a venda, localizado em uma região onde há diversos ferros-velhos. É uma das maiores apreensões do ano em Porto Alegre, resultado da integração entre as forças de segurança e empresas que atuam na Capitalâ€, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Após passar por pesagem, a carga recuperada foi encaminhada à 2ª Delegacia de Pronto-Atendimento (DPPA). Participaram da operação agentes da Guarda Municipal, Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) e técnicos das empresas responsáveis pela distribuição de sinal telefônico e energia elétrica em Porto Alegre.

Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada em 2022 para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.

Denúncias - A população pode auxiliar no trabalho da Guarda Municipal por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central telefônica funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.

Aristoteles Junior

Andrea Brasil