Vigilância realiza capacitação para feirantes nesta segunda-feira

05/12/2022 08:43

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Equipe de Vigilância de Alimentos (EVA/DVS), realiza dois encontros de capacitação em dezembro dirigidos a feirantes. Nesta segunda-feira, 5, o evento é dirigido a comerciantes dos ramos de panifício, massas e biscoitos, das 9h às 12h; dia 12, para os que vendem frutas, das 10h40 às 12h. Os encontros serão realizados na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), à avenida Padre Cacique, 372, segundo andar.  

Em ambos os encontros será abordado conteúdo relacionado com boas práticas de manipulação aplicada às feiras, exigências documentais e repasse da atualização do regramento sanitário para comércio de alimentos em feiras de ruas. O objetivo é reduzir riscos à saúde do consumidor, promover melhorias contínuas nos processos de comercialização e segurança dos alimentos e orientação ao setor regulado.

O processo de capacitação foi iniciado em outubro, quando dois encontros foram realizados. Do primeiro, participaram 19 feirantes que comercializam produtos de origem animal, como embutidos e queijos em feiras da Capital. Do segundo, 22 que comercializam pastéis e outros alimentos prontos para o consumo. “Esses dois ramos de atividades foram elencados como prioridade na Equipe de Vigilância de Alimentos, por apresentarem maior riscos de transmissão de doença transmissível por alimento e necessitarem de pia e kit para higienização de mãos”, explica a chefe da EVA, Nayara Poleto. 

Além das capacitações, a EVA realiza vistorias nas feiras, para avaliar a aplicação das boas práticas dos feirantes.  

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes