Vigilância emite nota informativa à rede de serviços sobre circulação do vírus da gripe H3N2

28/12/2021 13:38
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Vacina contra gripe/influenza é oferecida em todas as unidades de saúde da Capital

A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis (EVDT) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nesta terça-feira, 28, nota informativa à rede de serviços de saúde da cidade alertando sobre a circulação do vírus Influenza A H3N2 (gripe) em Porto Alegre desde 12 de dezembro, ou seja, fora da sazonalidade esperada. 

No documento, a EVDT destaca que a Influenza apresenta incubação de um a quatro dias, com maior transmissibilidade entre as primeiras 24 horas até 72 horas do período sintomático da doença, diminuindo em torno do quinto dia de início de sintomas. 

Prevenção - As medidas de prevenção para a influenza são as mesmas recomendadas ao coronavírus: vacinação, uso correto de máscaras, distanciamento interpessoal, ventilação de ambientes e higienização frequente de mãos.

Tratamento – Diferente da Covid-19, que não tem medicamento indicado para tratamento, a influenza é tratada com antiviral Tamiflu (Fosfato de Oseltamivir). Usado de forma precoce, o medicamento pode reduzir a duração dos sintomas e, principalmente, a ocorrência de complicações da infecção pelo vírus. 

O tratamento deverá ser indicado após avaliação clínica e com prescrição médica. O Tamiflu é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

A vacina contra gripe/influenza é oferecida em todas as unidades de saúde da Capital, no horário de atendimento das mesmas. Confira o endereço dos locais e horário de atendimento aqui.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil