Vigilância em Saúde volta ao Centro para ação de captura de escorpião amarelo

10/01/2023 14:14

Agentes da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, acompanhados por agentes de combate a endemias, realizam nova operação no centro da cidade para captura de escorpião amarelo na quarta-feira, 11. Com ponto de encontro às 19h30, na Praça Dom Feliciano, a operação será expandida para quadras da rua dos Andradas, Marechal Floriano, Vigário José Inácio e avenida Salgado Filho. 

Esta é a segunda operação realizada pelo órgão municipal na região neste ano. No dia 4, a equipe capturou 11 escorpiões amarelos vivos e um morto, quando foram abertas 21 caixas de telefonia na região. 

A operação poderá ser acompanhada pela imprensa. No entanto, não será possível aos veículos utilizar luz branca para registro da captura. A gerente da Unidade de vigilância Ambiental, Roxana Nishimura, ressalta que nas vistorias são utilizadas lanternas com luz ultravioleta, que destacam o escorpião amarelo. 

A gestora recomenda que a população residente na região, se possível, restrinja a circulação no horário da operação, previsto para encerrar em torno das 21h30. O Centro Histórico foi o bairro que mais registrou notificação de visualizações e capturas do animal à Diretoria de Vigilância em Saúde em 2022: das 452 capturas realizadas, 323 foram no Centro. Outros bairros com visualização e captura no ano passado foram Mario Quintana, Anchieta, Passo da Areia e Menino Deus.  Um acidente foi registrado na cidade em 2022. 

Saiba mais sobre o escorpião amarelo no episódio do podcast Voz do Cievs. O Voz do Cievs está disponível no Spotify, na plataforma Anchor.fm (anchor.fm/voz-do-cievs) e no Google Podcasts.

Toda visualização de escorpião amarelo deve ser comunicada à prefeitura pelo serviço 156.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes