Vigilância em Saúde inicia fiscalização de indústrias de embalagens

13/12/2022 14:56
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Objetivo é assegurar a qualidade dos produtos e a segurança para os consumidores

Profissionais da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Porto Alegre realizaram nesta terça-feira, 13, a primeira fiscalização nas chamadas indústrias de materiais, que beneficiam plásticos para embalagem de alimentos. A intenção, de acordo com a chefe da Equipe de Vigilância de Alimentos, Nayara Poleto, é garantir que os produtos tenham qualidade e não coloquem em risco os consumidores.

Esse ramo de atividade específico tem a necessidade de controlar a origem da matéria prima, se pode entrar em contato com alimentos diversos, em condições como altas ou baixas temperaturas, sem que haja migração do produto da embalagem ao alimento que será acondicionado nela. “É necessário que a indústria apresente essas comprovações laboratoriais dos materiais ali produzidos”, explica Nayara.

A fiscalização desse tipo de produto passou a ser responsabilidade da Diretoria de Vigilância em Saúde em agosto passado. Até então, a fiscalização era realizada por órgãos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Das 90 indústrias instaladas em Porto Alegre, quatro são indústrias de materiais. Todas estão sujeitas à fiscalização da Vigilância.

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes