Vigilância ambiental atualiza mapa sobre capturas de escorpiões na cidade

01/09/2022 13:19
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Bairros com maior incidência do animal são o Centro Histórico (204 capturas) e Mário Quintana (92)

A Secretaria Municipal de Saúde atualizou o mapa que apresenta os locais de captura de 300 escorpiões amarelos em Porto Alegre em 2022. Publicado no site da Diretoria de Vigilância em Saúde, neste link, o mapa indica que os bairros com maior incidência do animal são o Centro Histórico (204 capturas), Mário Quintana (92), Menino Deus (2) e Passo D’Areia (2). 

Alex Lamas, da Equipe de Vigilância em Saúde Ambiental e Águas, explica que o mapa traz dados das capturas realizadas pela Equipe de Fiscalização Ambiental (EFA) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS. Lamas destaca que, ao ressaltar as áreas 'quentes', a ferramenta propicia sensibilização da população local, fortalece as medidas preventivas e difunde o procedimento para casos de acidente de forma mais efetiva. 

O desenho atual do mapeamento busca também manter a privacidade dos endereços vistoriados apresentando a região dentro de um 'mapa de calor'. Ele lembra que, embora o Tityus serrulatus – nome científico do escorpião amarelo - não seja agressivo e não percorra grandes distâncias, pode ser carregado passivamente em entulhos, caixas, hortaliças, representando risco de acidente para um perímetro maior dentro do bairro.

Os dados do mapa são atualizados a cada nova informação de captura realizada pela EFA, composta por agentes de Fiscalização e agentes de Combate a Endemias devidamente identificados com crachá e colete.

Acidentes com escorpião amarelo são caracterizados por dor local, sudorese, vômitos e agitação. Nos casos moderados e graves, especialmente em crianças, a sintomatologia é mais severa, podendo incluir alterações cardíacas, tremores, entre outros. Acidentes graves são tratados com soro específico em ambiente hospitalar. A referência em Porto Alegre é o HPS.

Para evitar a aproximação dos escorpiões, a recomendação é que a área em volta da moradia seja limpa, grama aparada e eliminado entulho ou lixo. Na residência, devem ser vedadas soleiras das portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, além de instalação de telas nas portas, janelas e nos ralos de banheiros e cozinha (ou ralo abre-fecha), a fim de evitar a entrada dos animais.

  

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes