Vacinas contra Mpox estão disponíveis apenas para segunda dose

28/07/2023 13:39

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a vacina contra Mpox (nova denominação para Monkeypox) está disponível apenas para as pessoas que já começaram o esquema vacinal. O esquema previsto para o público indicado a receber a imunização é de duas aplicações, com intervalo de quatro semanas (ou 28 dias) entre as doses.

Como o quantitativo de vacinas recebido do Ministério da Saúde foi restrito – de acordo com estimativas do MS – o Núcleo de Imunizações da SMS garante a completude do esquema vacinal do público que já recebeu a primeira dose. A oferta de novas primeiras doses do imunobiológico depende do recebimento de doses da vacina pelo MS, ainda sem previsão.

A chefe do NI, Renata Capponi, enfatiza a importância de as pessoas que fizeram a primeira dose observarem o prazo para completar o esquema e retornarem ao local de vacinação para receber a segunda aplicação. “A mpox é uma doença com potencial importante de agravamento em pessoas imunocomprometidas, podendo levar à morte”, diz a enfermeira. Ela também frisa que a imunização pode ser feita junto de outras vacinas, exceto contra Covid-19. 

As doses estão disponíveis no Serviço de Atenção Especializada (SAE) Santa Marta (rua Capitão Montanha, 17/5º andar), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes