Vacinação contra hepatite B é retomada para todos os públicos

30/10/2023 17:42

A Equipe de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, 30, que a normalização do abastecimento das vacinas contra hepatite B permite a retomada da imunização para toda a população, de acordo com os esquemas previstos no Programa Nacional de Imunizações. O imunizante está disponível em todas unidades de saúde de Porto Alegre.

A vacina está prevista para:
- recém-nascidos a 30 dias de vida: dose preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se não foi aplicada na maternidade, pode ser feita em unidade de saúde até 30 dias de vida;
- crianças de dois meses a sete anos incompletos: três doses, de acordo com o esquema da vacina pentavalente (a hepatite B é uma das componentes da penta).
- A partir de 7 anos, pessoas não vacinadas: 3 doses, com intervalo de 0, 1 e 6 meses.

O enfermeiro Augusto Crippa, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS destaca que a vacina contra hepatite B está indicada para todas as pessoas, sem limite de idade. O esquema de três doses deve ser completado para garantir a proteção contra a doença, causada por vírus e que pode trazer consequências graves à saúde.  

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes