Vacinação contra gripe será aberta para população em geral na segunda-feira

06/06/2022 08:39
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Doses estarão disponíveis em 124 postos e na unidade móvel no Largo Glênio Peres

A partir desta segunda-feira, 6, a vacinação contra gripe estará aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A Secretaria Municipal de Saúde terá 124 unidades de saúde (confira os locais neste link) com a vacina disponível, e a unidade móvel estará, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Largo Glenio Peres, no Centro Histórico. Com a medida, a prefeitura pretende ampliar a proteção contra a gripe para a população antes da chegada do inverno. 

A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

O diretor adjunto da Vigilância em Saúde (DVS), órgão da SMS, Benjamin Roitman, destaca que a vacina da gripe pode ser feita de forma concomitante com outras vacinas pela maioria das pessoas. Apenas as crianças em idade para receber a vacina Covid-19 devem respeitar o intervalo mínimo entre as doses das duas vacinas. Quem teve Covid-19 deve aguardar 28 dias a partir do início dos sintomas ou da coleta do teste de Covid-19 para receber a vacina.

Contraindicação - O diretor da DVS lembra que sintomas leves, comuns no inverno, como coriza, obstrução nasal ou tosse não contraindicam a vacinação. "Apenas pessoas com febre não têm indicação para serem vacinadas, devendo aguardar a melhora do quadro clínico”, ressalta Roitman.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes