Vacinação contra gripe chega à última semana com 47% da meta atingida

30/05/2022 14:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Vacina demora até 15 dias para proteger o organismo contra as cepas de vírus que compõem o imunobiológico

Chegando à última semana da campanha de vacinação contra gripe, Porto Alegre já aplicou 259.573 doses da vacina, correspondendo a 47,6% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários da campanha. O dado foi extraído do LocalizaSUS nesta segunda-feira, 30. Por instabilidade no sistema, não é possível aferir a quantidade de vacinas administradas por grupo prioritário. 

Podem comparecer a um dos locais de vacinação oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) até esta sexta-feira, 3: pessoas com 55 anos ou mais, crianças de seis meses a nove anos, puérperas, gestantes, pessoas com deficiência, trabalhadores da saúde, trabalhadores do transporte e portuários, trabalhadores da educação, integrantes das forças armadas e forças de segurança e salvamento. Também são imunizadas pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. 

A vacina demora até 15 dias para proteger o organismo contra as cepas de vírus que compõem o imunobiológico – Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B. Por isso, é recomendado que as pessoas que podem receber a imunização busquem um serviço vacinador com a maior brevidade possível. “Com a chegada do frio, a tendência é que os ambientes fiquem mais fechados, e as pessoas mais juntas, possibilitando a transmissão viral. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior será a proteção geral”, destaca o diretor adjunto da Vigilância em Saúde da SMS, Benjamin Roitman. 

Para receber a vacina, trabalhadores devem comprovar o vínculo com a instituição, empresa ou entidade profissional. Pessoas com mais de 55 anos, documento de identidade, puérperas e gestantes, a carteira da gestante, e crianças, a caderneta de vacinação. 

Confira os locais de vacinação aqui.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes