Vacinação contra gripe alcança 42% da meta em Porto Alegre

21/06/2021 17:14
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Percentual atingido até o momento é considerado baixo

Passados mais de dois meses do início da campanha de vacinação contra gripe, Porto Alegre contabiliza nesta segunda-feira, 21, um percentual de 42% da meta da campanha alcançada. São 322.093 doses aplicadas, em um público estimado de 728.901 pessoas. Em relação aos grupos, indígenas alcançaram 90%, meta mínima desejada pelo Ministério da Saúde. Os idosos apresentam meta de 64%, seguidos de crianças, 49%; trabalhadores da saúde, 46%, professores, 41%, gestantes, 37%; e puérperas, com 34% da meta alcançada.
 
O percentual atingido até o momento é considerado baixo. Considerando que nesta segunda-feira começou a estação mais fria do ano no Rio Grande do Sul, com a chegada do inverno, e a previsão da meteorologia é de que gradativamente as temperaturas diminuam, chegando à maior intensidade de frio em agosto, a recomendação é de que a vacinação seja feita com a maior brevidade possível. 

“A vacina leva pelo menos 15 dias para fazer o efeito protetivo necessário, então quanto mais cedo a dose for feita, mais rapidamente o organismo criará os anticorpos que vão garantir a proteção”, explica a enfermeira Ana Paula Linhares da Silva, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Norte da Secretaria Municipal de Saúde. Ela lembra que o inverno contribui para a baixa da imunidade, o que pode favorecer o adoecimento, caso a pessoa não esteja vacinada. 

A campanha de vacinação prossegue para os grupos prioritários até 9 de julho. A SMS oferece mais de 100 locais de aplicação da dose, em toda a cidade. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Todos os grupos prioritários estão contemplados nesta etapa da campanha. Além dos grupos descritos anteriormente, trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores), das forças de salvamento e segurança e pessoas com comorbidades podem receber a vacina.

É preciso apresentar comprovante das comorbidades e de vínculo profissional. Gestantes e puérperas podem apresentar a carteira de gestante, crianças de seis meses a menos de seis anos) devem ter a caderneta levada junto pelos responsáveis.

O intervalo mínimo entre a vacina da gripe e qualquer dose da vacina Covid-19 é de 14 dias. 

O quê: Vacinação contra gripe
Público: idosos com mais de 60 naos, crianças de seis meses a menos de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, pessoas com comorbidades, profissionais que trabalham no sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo (motoristas e cobradores).
Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Endereços: 111 unidades de saúde (confira a lista)

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes