Vacina da gripe: tire suas dúvidas sobre a campanha de 2022

06/04/2022 08:55
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Primeira fase terá como prioridade idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área de saúde.

A vacinação contra a gripe foi iniciada em todo o país nesta semana. A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre (SMS) separou 15 perguntas e respostas sobre a campanha de 2022. 

1- Qual o período da campanha? O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe em 2022 acontece entre 4 de abril e 3 de junho.

2- Como está organizada a campanha deste ano? A imunização ocorrerá em duas etapas: a primeira, entre 4 de abril até 5 de maio, e a segunda de 2 de maio até 3 de junho. 
   
3- Quem pode receber a vacina nessa primeira etapa? A primeira fase terá como prioridade idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da área de saúde.

4- Idosos acamados e residentes em Instituições de Longa Permanência também têm direito à vacina nesta primeira fase? Idosos acamados e residentes em Instituições de Longa Permanência a partir de 60 anos poderão receber a vacina contra a gripe. Cadeirante idoso na faixa etária da campanha também tem direito a solicitar o serviço. O cadastro poderá ser realizado através do WhatsApp referente a cada coordenadoria de saúde, conforme a região de moradia.  
Coordenadoria de Saúde Sul: WhatsApp: (51) 3289-5566
Coordenadoria de Saúde Norte: WhatsApp (51) 3289-3490
Coordenadoria de Saúde Leste: WhatsApp (51) 3289-5529
Coordenadoria de Saúde Oeste: WhatsApp (51) 3289-2905
 
5- Quem poderá receber a vacina na segunda etapa? Serão imunizados crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses (crianças com mais de cinco anos não estão no grupos prioritários), gestantes e puérperas (que deram à luz recentemente), povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. 
Confira a lista das doenças crônicas não transmissíveis que são incluídas na campanha de vacinação contra a gripe.

6- E se eu não faço parte de nenhum desses grupos? Se houver sobras de doses o Ministério da Saúde disponibilizará para o restante da população ao final da campanha. 

7- Qual a documentação necessária? Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício. Gestantes e puérperas devem apresentar a carteira de gestante. Crianças devem ter a caderneta levada ao posto de saúde. Condições de saúde podem ser comprovadas com atestado médico, laudo ou prescrição de receita de medicamento de uso contínuo.

8- Onde acontece a imunização em Porto Alegre? Em 124 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada local. Confira no link.  

09- Quando acontecerá o dia D? O Dia D de Vacinação contra a Gripe está previsto para 30 de abril e já incluirá crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses no público prioritário.

10- Posso receber outras vacinas no mesmo dia? Sim, não há necessidade de aguardar um intervalo entre as doses, segundo o informe do Ministério da Saúde. Elas podem ser aplicadas no mesmo dia. Nessa situação, o ideal é fazer a aplicação em lugares diferentes do corpo, como no braço esquerdo e no direito. A única exceção para esta regra são as crianças de 5 a 11 anos de idade. Nesse caso específico, deve-se aguardar 15 dias entre as doses que protegem contra o coronavírus e o influenza.

11- Quais são as cepas da vacina deste ano? A vacina entregue pelo Butantan é trivalente, composta pelos vírus H1N1, cepa B e H3N2

12- Posso ficar gripado tomando a vacina? Os vírus que estão na vacina são fragmentados e inativados durante o processo de fabricação. Isso elimina qualquer probabilidade de eles causarem a doença.

13- Porque é importante se vacinar contra a gripe? As vacina contra a gripe são efetivas para evitar as complicações da doença, relacionadas à hospitalização e morte. Tomar a vacina pode até não impedir de pegar o vírus influenza, mas diminui consideravelmente o risco de o quadro evoluir para algo mais grave.

14- Preciso tomar a vacina da influenza este ano se tomei no final do ano passado? Como o vírus da influenza sofre mutações sazonais, uma nova vacina é formulada a cada ano. 

15- Qual a meta de imunização este ano? De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o público prioritário da campanha em Porto Alegre, neste ano, é de aproximadamente 730 mil pessoas, 90% de cada grupo prioritário.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil