Unidades de saúde promovem ações voltadas às mulheres neste sábado

16/03/2024 06:52
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Programação é desenvolvida ao longo do mês em todas as unidades de saúde

Março é voltado às mulheres nas unidades de saúde de Porto Alegre, com ações especiais de prevenção de doenças e promoção de uma vida mais saudável. As atividades incluem encaminhamentos para mamografia, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de citopatológico – exame para rastrear o câncer de colo uterino –, exercícios, conversas e orientações.

A programação é desenvolvida ao longo do mês em todas as unidades de saúde, voltada às comunidades atendidas em cada local, conforme o endereço de moradia. A assessora técnica da área na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Rosa Vilarino, destaca a importância do cuidado e dá um recado às mulheres. “É importante procurar as unidades de saúde para fazer o acompanhamento regular, com acesso a vacinas recomendadas, exames preventivos e ações de bem-estar”, diz.

Confira algumas atividades da semana:

Sábado, 16:
US Jardim Cascata, 9h às 18h – atendimento com foco a usuárias mulheres que estão com falha no acompanhamento do preventivo, diabetes e/ou hipertensão, grupos de saúde mental sobre autoestima, envelhecimento e cuidados dos cabelos crespos e cacheados.

US Graciliano Ramos, 9h às 18h – atendimento com foco às usuárias mulheres que estão com falha no acompanhamento do preventivo, diabetes e/ou hipertensão, oferta de auriculoterapia e trancista para realização de penteados.

US Vila Cruzeiro, 8h às 17h – Ação extraordinária destinada à saúde da mulher e homens transsexuais quanto à prevenção e promoção da saúde. Ação extramuros para acompanhamento de beneficiários do Programa Bolsa Família.

US Tijuca, 10h às 16h – atendimento individual para coleta de citopatológico, exame clínico de mamas, solicitação de mamografia, orientações de autocuidado, solicitação de exames e aferição de pressão arterial.

US Rincão, 9h às 18h – Atendimentos médicos para pessoas com pressão alta e diabetes, atendimentos médicos e de enfermagem de saúde da mulher e coleta de preventivo do câncer de colo uterino em mulheres de 25 a 64 anos; solicitação de mamografia e outros exames, atendimentos odontológicos, testes rápidos de gravidez e para detectar doenças sexualmente transmissíveis; vacinação, acompanhamento do Programa Bolsa Família e ações de educação em saúde, como rodas de conversa; atualização de cadastros e realização de novos cadastros. Realização de aromaterapia nos atendimentos.

US Aparício Borges, 9h às 18h – Ação para aumento de marcadores do Previne Brasil e ações da saúde da mulher.

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes